Após a implantação da reforma trabalhista e as mudanças na CLT, as regras de contratação home office se tornaram mais claras. Existe uma série de benefícios para os colaboradores, mas não são apenas eles que saem ganhando. Nesse modelo de contratação, a empresa pode enxugar os custos sem perder a qualidade de seus processos.
Para te auxiliar nessa decisão, se você estiver em dúvida, trouxemos nesse artigo, detalhes sobre o modelo de contratação home office.
A contratação home office (ou teletrabalho – como é denominada na reforma trabalhista), é conhecida por autônomos e profissionais liberais.
A escolha do ambiente é feita pelo próprio colaborador, que pode trabalhar dentro de casa, em cafés, hotéis e qualquer lugar que desejar, desde que tenha conexão com a internet. A gestão e acompanhamento das demandas é feito de forma eletrônica, com ferramentas específicas.
Lembrando que home office não é o mesmo que trabalho externo, no qual o colaborador realiza a assistência em campo, vende na rua ou realiza entregas, por exemplo.
A contratação home office vem se tornando uma tendência, pois algumas empresas podem ter suas necessidades melhores supridas a partir dessa modalidade. Alguns itens a serem observados são:
Se as respostas desses itens forem positivas, é provável que a empresa tenha muito o que ganhar com essa contratação. Além de o home office motivar os colaboradores, atribuindo autonomia em suas rotinas, eliminando fatores de estresse (como o trânsito) etc.
Além disso, a empresa ainda diminui o investimento em infraestrutura no espaço empresarial, custos com água, energia elétrica, vale-transporte, entre outros.
Se a empresa identificar que a contratação home office é ideal, alguns itens devem ser observados como, por exemplo:
Diferente de outros regimes de trabalho, o home office permite ao trabalhador, gerenciar sua jornada, desde que cumpra os prazos predispostos. Dessa forma, o relógio de ponto ficou no passado.
Em contrapartida, o profissional não recebe o pagamento de horas-extras. Isso acontece porque a empresa fica impossibilitada de fiscalizar os horários de trabalho. Para otimizar o acompanhamento das métricas de produtividade, uma ferramenta de workflow é importante.
O primeiro passo de uma contratação home office é instituir o vínculo de trabalho remoto, por meio da assinatura da Carteira de Trabalho (CTPS). Nela, devem estar especificados todos os termos sobre o serviço. Além de itens como:
Agora que você já sabe como garantir uma contratação home office eficiente, além de uma boa relação de trabalho, que tal contar com um escritório de contabilidade para te ajudar nos processos contábeis que envolvem essa contratação? Clique aqui e traga sua empresa para a SVA.