O Brasil é atualmente um dos países que mais possuem carga tributária para empresas. Somado a isso, as normas tributárias brasileiras mudam constantemente, o que faz com que empresários sempre se questionem como se manterem mais competitivos nesse cenário. Aí que entra o planejamento tributário como uma saída para manter em ordem todos os tributos a serem pagos por uma empresa.
No Brasil é permitido que os empresários tomem decisões que vão influenciar na forma de pagar os tributos e também os valores que serão recolhidos. O planejamento tributário oferece essa possibilidade, analisando itens da legislação que podem ajudar na redução de impostos.
Aí entra a elisão fiscal, que é o ato de possibilitar uma menor carga tributária para a empresa através de atos lícitos baseados na legislação. Não esquecendo que também existe a evasão fiscal que é a redução da carga tributária por meio de atos ilícitos (omissão de informação, fraude etc).
O planejamento tributário é uma das melhores ferramentas para quem deseja ter máxima eficácia com o menor custo. Ela garante bons retornos e incentiva o aproveitamento dos benefícios previstos em legislação (como isenções fiscais, compensações de perdas etc).
Em um mercado disputado como o brasileiro, quem faz o planejamento tributário se destaca, tendo vantagem competitiva. Isso, pois quanto mais as empresas se planejarem, sob a ótica fiscal, mais se desenvolvem e alcançam a estabilidade.
O planejamento é indicado para todos os tipos de empresas. Mas não existe uma fórmula que serve para todos os casos. Por isso a melhor escolha sempre vai depender de uma análise concreta e personalizada da situação contábil e financeira da organização. E essa análise apenas pode ser feita por um escritório de contabilidade qualificado.
Se você ainda tem dúvidas sobre o processo de planejamento tributário, consulte a SVA Contabilidade. Clique aqui e fale com nossos especialistas.