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Entenda como ocorre o processo de admissão de funcionários

A admissão de funcionários é uma das principais rotinas de departamento pessoal dentro de uma empresa. Ela conta com uma série de processos que envolvem documentos, procedimentos de entrada, exames admissionais que exigem um padrão para evitar possíveis erros que podem se tornar falhas graves no futuro.

Se você é empresário e precisa iniciar ou ampliar o corpo de funcionários, confira todas os passos das rotinas de admissão lendo esse artigo. Seguindo esses passos, é possível admitir funcionários da melhor maneira possível. 

Primeiro passo da admissão de funcionários: recrutamento e seleção

Antes do processo de admissão, é preciso encontrar o candidato perfeito. É necessário encarar o primeiro contato do candidato com a empresa como uma oportunidade para alinhar as expectativas do futuro colaborador com as da empresa.

Nesse momento é possível identificar o posicionamento do futuro candidato, o cumprimento de obrigações legais, apresentação das condições de trabalho, além de outros aspectos que envolverão a relação funcionário-empresa.

Entrega e verificação de documentação

Após a seleção, o futuro contratado é notificado sobre a escolha e é necessário que ele apresente a sua documentação, para ser oficialmente admitido na organização. Nos casos de regime CLT, a documentação a ser apresentada pelo funcionário é:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • RG, CPF e Título de Eleitor
  • Certificado de reservista ou prova de alistamento no serviço militar – para homens entre 18 e 45 anos;
  • Certidão de nascimento (para os solteiros) e de casamento (para os casados);
  • Declaração de dependentes – com a finalidade de Imposto de Renda na fonte;
  • Atestado médico admissional, que é custeado pelo empregador e feito antes do início do contrato de trabalho.
  • Declaração de opção (ou não) pelo vale-transporte;
  • Comprovante de escolaridade.
  • Registro e inserção do candidato nas atividades
  • Após todos esses processos, é o momento da formalização do colaborador. Esse registro pode ser feito em livros, fichas ou sistemas eletrônicos. Nele, devem ser registrados, conforme a CLT, os seguintes dados:
  • Qualificação civil e profissional do funcionário;
  • Dados de admissão;
  • Duração do trabalho
  • Férias;
  • Acidentes e outras circunstâncias que sejam relacionadas à proteção do trabalhador.
  • Ainda de acordo com o segundo artigo da portaria 41/2007 do Ministério do Trabalho e Emprego, o registro precisa conter os seguintes dados do colaborador:
  • Nome, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade e filiação
  • Número e série da carteira de trabalho;
  • Número de PIS e PASEP;
  • Data de admissão do funcionário;
  • Cargo e função;
  • Remuneração;
  • Jornada de trabalho;
  • Férias;
  • Acidentes ou doenças

O processo de inserção do colaborador nas atividades da empresa inclui o cadastro do funcionário, listas, sistemas, criação de e-mail, preparação do local de trabalho, máquinas e materiais. Isso tudo para confirmar o pertencimento dele à empresa.

Integração e treinamento 

Além dos processos legais, são necessários processos administrativos que integram o funcionário com a empresa. Nesse momento o colaborador entende seu lugar, seu papel em relação à empresa e pode se integrar com outros colaboradores. 

Treinamento

Por último, o funcionário precisa receber o treinamento adequado para a execução do trabalho e para que o colaborador entenda o ritmo das tarefas no novo ambiente de trabalho.

A formalização da admissão dos funcionários envolve uma série de tarefas burocráticas. Para minimizar obstáculos, principalmente na questão legal, é importante ter um bom escritório de contabilidade ao seu lado. E a SVA Contabilidade pode te ajudar. Clique aqui, entre em contato com os nossos consultores.

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