Motivos para investir em contabilidade trabalhista
29 de julho de 2019
Primeiros passos para organizar as finanças da sua microempresa
29 de agosto de 2019

Impactos da reforma previdenciária na rotina contábil

Muito se tem falado sobre a reforma previdenciária. E essa questão não impacta apenas a rotina dos trabalhadores, como também o cotidiano empresarial e dos escritórios de contabilidade. 

Isso, porque se as alíquotas de PIS, COFINS e CSLL forem reduzidas ou passarem por quaisquer mudanças, os contadores precisarão estar muito mais atentos a essas questões, pois elas impactam de forma direta as demonstrações contábeis e folhas de pagamento, por exemplo. 

Essa mudança será muito mais impactante para os contadores do que foi a reforma trabalhista, implantada em 2017. Principalmente por conta da área fiscal e de folha de pagamento. 

Entenda abaixo como que esse processo influencia na rotina contábil.

Como a reforma previdenciária influencia na rotina contábil 

Cada funcionário passará a ter sua alíquota distinta no recolhimento do INSS. O que pode oscilar entre 8, 9 e 11%, nunca superando o teto de R$ 513,01. Já a empresa, necessita recolher o INSS patronal com o valor de 20%.

As contribuições sociais, como PIS, CSLL e COFINS também sofrerão alterações. Além da aposentadoria, algo que demanda atenção das empresas, em relação ao tempo de serviço dos trabalhadores. Isso para que no futuro não seja pega de surpresa com a aposentadoria de um colaborador, especialmente por conta de altos impostos. 

Além disso, o e-Social ainda demanda atualizações constantes, para cada fato trabalhista ocorrido dentro da empresa. Isso faz com que os profissionais da área contábil precisem estar ainda mais atentos a todas as mudanças que essa reforma traz consigo.  Principalmente em relação a recolhimento de passivos, INSS a pagar e a recolher e conflitos na plataforma.  

Como item final, podemos pontuar a influência no planejamento tributário, uma vez que é bem mais difícil evitar o fato gerador, e com isso, diminuir o pagamento de tributos. Isso, pois mesmo a empresa tendo um número fixo de colaboradores, as alíquotas oscilam e o não-pagamento das obrigações resulta em execuções judiciais. 

Para as mudanças que estão vindo, é preciso que as empresas tenham ao seu lado, parceiros contábeis atualizados e de confiança. E com isso a SVA Contábil pode te ajudar. Clique aqui e fale conosco.

CONTATO
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!