Segundo dados do SEBRAE, da pesquisa “Sobrevivência das Empresas no Brasil”, cerca de 25% das empresas que encerraram suas atividades no Brasil nos últimos anos, alegam problemas financeiros. Isso significa que organizar as finanças tem sido um grande desafio para os empreendedores.
Para ajudar os que ainda estão perdidos nessa parte, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.
O primeiro passo a ser tomado (por mais doloroso que pareça) é separar a pessoa física (empreendedor) da pessoa jurídica (a empresa propriamente dita).
Isso, pois é comum que as rotinas e contas pessoais se misturem com as rotinas e contas da empresa. Isso ocorre por falta de instrução ou tempo, por conta da rotina corrida de um empresário.
Uma dica é separar a conta bancária pessoal da conta empresarial, que proporciona além de melhor organização das finanças, linhas de crédito especiais para o empreendedor.
Se você não tem pró-labore então comece por defini-lo. Trata-se de uma remuneração justa que o empresário recebe por seu trabalho. Dois pontos devem ser considerações nesse caso: a atividade exercida pelo sócio ou empreendedor x o valor de mercado pago por esse tipo de trabalho.
Verifique minuciosamente todos os custos envolvidos no seu negócio, desde os fixos como aluguel, energia até as despesas variáveis como investimentos e compra de matéria-prima.
Após separar as contas, definir um pró-labore e levantar todos os cursos, é possível elaborar fluxos de caixa e um plano de ação para a empresa. Aí que entra o escritório de contabilidade, que dará assessoria contábil adequada para o empresário.
Esse parceiro vai analisar prazos de recebimento e pagamento, orientar o empresário sobre as melhores práticas financeiras, gerando indicadores de desempenho e controle.
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