Independentemente do segmento de sua empresa, uma coisa é certa: ela precisa de uma gestão tributária eficiente em sua contabilidade. Esse tipo de atividade é essencial, sendo responsável pela apuração, categorização e conciliação de todos os tributos, tornando a relação com o sistema fiscal mais simples.
Por isso, é essencial ter o lado uma contabilidade experiente e eficiente, evitando problemas o fisco. Para te auxiliar na rotina, trouxemos cinco dicas para te ajudar a ter uma gestão tributária mais eficiente em seu negócio. Continue a leitura.
A rotina contábil tem entre suas principais atividades, o pagamento e organização dos impostos e tributos. Por isso é essencial contar com um escritório de contabilidade antenado, para ter tudo sempre em dia.
Isso significa mais do que lançar dados e atualizar planilhas no sistema. O profissional tem como responsabilidade, a análise de dados para compor o um balanço contábil bem estruturado.
Para um excelente funcionamento, as empresas precisam ter ao lado uma contabilidade que conheça o complexo sistema tributário existente hoje no País.
Lembrando que tanto a União como os Estados e Municípios têm autonomia para cobrar os tributos separadamente. Por isso, para lidar com esses dados, o profissional precisa de amplo conhecimento das relações entre todas as esferas governamentais e como elas interagem com o contribuinte.
A gestão tributária deve ser guiada por um bom planejamento tributário. A partir dele, e possível analisar e desenvolver metas e estratégias que vão facilitar o gerenciamento e pagamento de todos os tributos correspondentes a empresa.
Não esquecendo de dois conceitos essenciais:
Com um bom planejamento tributário fica fácil de encontrar meios de realizar a elisão fiscal, gerando economia para a empresa.
O Brasil oferece ao empreendedor uma série de regimes tributários. Dependendo do tamanho da organização, faturamento e projeção de crescimento, a empresa pode se enquadrar em três categorias:
Com o conhecimento dos regimes, a gestão tributária fica mais simplificada, acessando os benefícios existentes em cada uma das categorias.
As PMES que se enquadrem no Lucro Real ou presumido contam com benefícios fiscais, por exemplo. Pensando nessa possibilidade, ter o lado um parceiro contábil para cuidar da gestão, faz com que sejam encontradas condições ideais para que sejam obtidos esses benefícios, independentemente do tamanho da organização.
Se você se interessou em ter uma gestão tributária eficiente para o eu negócio, entre em contato com a SVA Contábil. Nossos especialistas estão prontos para te atender e tirar possíveis dúvidas.